Decoupagem com Fotos sobre MDF


Existem várias maneiras de fazer decoupagem de fotografia. Entre elas, a que transfere a imagem para o objeto, que pretendo apresentar em um próximo post e a que vou mostrar  hoje, uma técnica fácil e sem riscos de manchar ou borrar a foto. Além da decoupagem, eu fiz nesta caixa a aplicação de toalha plástica rendada com douração e pintura envelhecida (assista ao vídeo da execução deste trabalho, clicando aqui).

Material
Caixa em MDF
Cola branca 
Toalha plástica
Goma Laca à base de água
Cópias de fotografias (a laser ou jato de tinta)
Betume Colors em uma das cores "Madeira"
Gel Matizador
Tinta PVA fosca na cor desejada
Cola gel para decoupagem
Lixa para unhas
Pasta metálica Goldfix na cor de sua preferência (ouro, bronze etc.)
Verniz acrílico fosco à base de água
Cola universal para artesanato
Apliques, puxador, pezinhos de metal ou resina, pingente de seda, flores pequenas de cetim etc. (opcionais)

Preparativos para a Decoupagem
A decoupagem de fotografias ou de uma imagem que lhe agrade, deve ser feita com a cópia da imagem e a escolha do tipo de papel, vai depender do resultado que se pretende alcançar. O papel A4 com gramatura normal, que usei neste trabalho, tem a vantagem de ficar mais fininho, apresentando um desnível quase imperceptível ao se deslisar as mãos sobre a superfície em que ele foi aplicado, mas é mais fácil enrugar e apresentar bolhas de ar sob a decoupagem. Já um papel mais grosso, de maior gramatura, como o Canson ou o Couchê, por exemplo, não enrugam e dificilmente apresentarão bolhas de ar, mas vão deixar um desnível visível.
A cópia deve ser a laser ou jato de tinta. Após fazer as cópias, aguarde pelo menos um dia pra usá-las. Depois disso, forre a superfície que vai trabalhar com um plástico (se forrar com papel tenha mais cuidado para não deixar as fotos grudarem nele), passe goma laca à base de água sobre o verso delas, aguarde secar e passe sobre a outra face. Prefira sempre a goma laca à base de água em vez da à base de álcool. É mais fácil trabalhar com ela, não fica puxando fio e para a limpeza dos pincéis, basta lavar com água.

Aplicação da toalha plástica rendada
Recorte a toalha plástica para fazer os detalhes na peça de MDF.  Passe a cola branca com um pincel na área que vai aplicar o recorte da toalha. Alise com as mãos, pressionando do centro para as extremidades, para tirar as bolhas de ar. Depois passe cola branca por cima, também do centro para as extremidades e deixe secar ao natural. Não use secador neste momento.

Preparação da caixa em MDF
Pinte toda caixa em MDF, inclusive sobre a parte com toalha plástica, com a tinta PVA em uma cor que combine com as imagens

Execução da decoupagem
Para fazer a decoupagem, aplique cola gel com um pincel macio sobre o MDF (assista ao vídeo que preparei) e coloque o papel (a cópia da imagem). Aplique em seguida a cola gel por cima do papel, do centro para as extremidades para tirar possíveis bolhas de ar que possam se formam por baixo do papel.

Não se preocupe se sobrar parte da imagem para fora da superfície do MDF, após secar, use uma lixa de unhas para retirar o excesso de papel. Veja como fazer assistindo ao vídeo que preparei durante a execução deste trabalho.

Finalização
Se quiser um efeito envelhecido como eu fiz, misture o betume Colors com gel matizador e aplique com o pincel sobre toda a peça, inclusive por cima da parte com toalha plástica, mas exceto na superfície da tampa, onde foram ou serão coladas as imagens. Em seguida, passe um pedaço de malha ou guardanapo de papel, em formato de trouxinha, para tirar o excesso de tinta e dar um efeito desgastado ou de pátina. 

Sobre o barrado formado pela toalha plástica, nas laterais da tampa e nas bordas da caixa, passe pasta metálica Goldfix. Eu passo com um dos dedos para não desperdiçar material.

Finalize passando o verniz por toda a peça. Aguarde secar e cole os apliques.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futon Fácil - passo-a-passo

Armário Renovado

Criado-mudo Velho de Cara Nova