Porta Relógios - passo-a-passo


Neste tutorial, vou mostrar como fazer o acabamento interno de um porta relógio. São duas etapas, as divisórias com flocagem e as almofadinhas em cetim. Eu preparei também um vídeo sobre como fazer as almofadinhas em cetim sem precisar costurar, veja aqui. Para a parte externa, fiz uma pátina envelhecida bem fácil e vou explicar rapidamente. 

Para a pintura externa, você vai precisar de
Betume Colors nas cores Mahogany e Azul Zinabre
Pasta metálica Goldfix na cor Ouro Rico Pálido (245)
Verniz acrílico fosco

Para o revestimento interno você vai precisar de:
Pó para flocagem
Cola para flocagem
Tinta acrílica ou PVA na cor da flocagem (eu usei amarelo ouro)
Cetim na cor da flocagem
cartolina branca
Fibra sintética siliconada
Fita crepe larga
fita dupla face 
Cordão São Francisco
Cola universal para artesanato para os pesinhos (opcional)
Pesinhos de resina (opcional)

Para a pátina envelhecida da parte externa, eu passei betume colors na cor Mahogany em toda a peça, tampa e base. Deixei secar e lixei para tirar as asperezas. Na parte interna, exceto as divisórias, passei o azul zinabre e nas divisórias, o amarelo ouro.

Na base, do lado externo, sujei de leve uma buchinha de espuma sintética com a pasta metálica e dei passadas longas, que cobriram bem pouco a cor mahogany, como se tivesse sujado um pouquinho.

Na tampa, do lado externo, eu passei também com a buxinha a tinta azul zinabre e apenas em alguns lugares específicos. Deixei secar e dei uma lixada (a lixa deve ser passada sempre no sentido do comprimento). Por cima passe com o dedo a pasta metálica, também em lugares específicos. É uma técnica que não desperdiça tinta e é rápida de fazer. 

A técnica da flocagem eu já ensinei em Porta-jóias Dourado - passo-a-passo e as almofadinhas de cetim e demais acabamentos, no vídeo. Eu optei por fazer as almofadinhas fixas para colocar os relógios sobre elas. Acho que dá muito trabalho aquelas que são soltas, que você precisa pegar a almofada na mão e vestir o relógio nela. É muito mais fácil só largar o relógio no porta relógios. Além disso, neste modelo não é necessário costurar as almofadas, a execução é bem simples. Se você não clicou lá em cima para ver o vídeo, clique aqui e qualquer dúvida, deixe nos comentários. Terei o maior prazer em te ajudar. Abraços e até o próximo post.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futon Fácil - passo-a-passo

Armário Renovado

Criado-mudo Velho de Cara Nova