Passo-a-Passo sobre técnicas de douração, pintura envelhecida e revestimento interno perfeito



Lista de material (as marcas informadas abaixo são apenas sugestões):
1 caixa em MDF com tampa
Tinta branca a base d'água 
Massa acrílica
Cola branca Cascorez Cascola
Estêncil 
Betume Colors Acrilex  nas cores Azul Zinabre, Azul Noturno, Peroba e Nogueira
Acqua Betume Acrilex
Tinta acrílica Daiara na cor 101 - Ouro Velho
Pasta metálica Goldifix na cor 245 - Ouro Rico Pálido
Pérolas chaton (meia pérola)
Cola universal para artesanato Pegamil
Verniz acrílico fosco
Guaradanapo (imagem)
Multicolage Cola Gel da Acrilex
Cartolina branca
Cetim (retalhos)
Fita dupla face 
Pezinhos de resina
Pincéis, retalho de malha para remover o excesso de betume, água e retalho para limpeza dos pincéis.

Assista ao vídeo de como fiz esta caixa clicando aqui

A decoupage e a aplicação da massa acrílica com auxílio do estêncil não aparecem no vídeo porque só tive a ideia de gravar após estas etapas, mas já estou preparando outros vídeos com essas técnicas.

A primeira coisa que fiz foi aplicar a massa acrílica com estêncil nos lugares escolhidos. Depois passei uma demão de tinta branca a base de água em toda a peça. Em seguida fiz a colagem da imagem (decoupage) no papel Paraná, um tipo papelão.  Eu colei o guardanapo sobre papel Paraná, usando cola Multicolage, da Acrilex. Fiz isso porque queria que a imagem ficasse em um nível mais alto em relação à tampa da caixa, mas poderia ter feito direto na caixa. Eu ensino como fazer a decoupage de guardanapo aqui. Mas estou preparando um vídeo sobre como fazer de uma outra forma que que é ainda mais fácil. 

Feito a colagem da imagem, deixei-a de lado e passei a pintar a base e a tampa, conforme aparece no vídeo. Usei Betume Colors na cor Peroba na base e, depois de seco, apliquei o Acqua Betume para dar o efeito envelhecido (não deixe de ver o vídeo). Na tampa fiz um esponjado de leve, nas extremidades, usando o Betume Colors nas cores Peroba, Azul Zinabre e Azul Noturno (poderia ter usado tinta acrílica a base de água em cores parecidas e de outras marcas sem problema). Sempre aguardando secagem entre cada etapa. Eu uso o secador de cabelos para apressar a secagem. Colei o papel Paraná, que já estava com a imagem colada sobre ele, na tampa da caixa usando a cola branca. Fiz o envelhecimento da tampa, conforme aparece no vídeo, com o Acqua Betume. Para retirar o excesso do Acqua Betume e dar o efeito envelhecido, passe um retalho macio e úmido (malha é o ideal), ainda com o betume molhado. Dê preferência ao betume a base de água em vez do Betume da Judéia, que é a base de aguarraz.  



Os últimos detalhes, que você pode conferir no vídeo foram (todas as etapas são importantes, mas são os detalhes finais que mais vão aparecer): 
a douração dos relevos com a tinta Daiara;
o contorno dos relevos com Betume Colors na cor Nogueira;
a colagem das pérolas chaton com cola universal para artesanato; 
a aplicação dos pezinhos de resina, que foram pintados com Betume Color na cor Azul Zinabre, depois a douração com a pasta metálica e por fim, colados na peça com cola universal para artesanato; e
a forração da caixa.


Para a forração da parte interna da caixa com cetim, eu tirei as medidas das laterais da caixa e recortei na cartolina - 4 retângulos. Recortei o cetim com 2 cm a mais para cada lado para fazer a dobra. O processo é o mesmo de encapar cadernos. A diferença é que usei fica dupla face. Para forrar o fundo apliquei a fita dupla face no fundo da caixa e colei o cetim, como você pode ver no vídeo. Primeiro colei o tecido no fundo da caixa e depois, as laterais também com a fita dupla face. O acabamento ficou perfeito, sem cola aparecendo.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Futon Fácil - passo-a-passo

Armário Renovado

Criado-mudo Velho de Cara Nova