"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

sábado, 6 de agosto de 2016

Ideias com passo-a-passo para lembrancinhas de Bodas de Ouro

Neste post, darei algumas sugestões para lembrancinhas de bodas, que também poderão ser utilizadas em outras ocasiões. E o principal, poderão ser feitas por você. 



Bodas é uma denominação muito usada para as comemorações de aniversário de casamento. A cada aniversário de casamento é atribuído um valor à boda, que começa pelo material mais frágil e barato e vai até o mais raro, resistente e de maior valor. Assim, o aniversário do primeiro ano de casamento, por exemplo, recebe o nome de Bodas de Papel, o 25º, Bodas de Prata, o 50º, Bodas de Ouro e o 75º, Bodas de Brilhante, sinalizando que quanto mais durar um casamento, mais precioso ele é.

Existem várias opções para lembrancinhas de bodas. Uma dica é fazer algo que tenha a ver com o casal. Por exemplo, meu pai é um apreciador de cachaça e sempre tem dessa bebida em casa para oferecer às visitas e tomar antes do jantar. Já minha mãe tem o hábito de fazer doces dos frutos do quintal. Ela sempre tem em casa compotas de doce de abóbora, goiaba, pêssego, figo, cocada e até doce de leite. Sempre que visitamos meus pais, meu marido trás para casa alguns vidros de doce (eu digo que ele é um formigão). 





Nas Bodas de Ouro dos meus pais, eu e minha mãe fizemos as lembrancinhas, que tinham tudo a ver com eles. Poderia ser um modelo só, mas resolvemos fazer dois, a garrafa de cachaça e o vidro de doce de leite. Os convidados puderam escolher. Normalmente os casais levavam uma cachaça para o homem e um vidro de doce para a mulher. Com exceção da minha tia Maria, que levou duas cachaças, rss.


Para a garrafinha de cachaça, reutilizamos a garrafa de cerveja Skol Ultra Long Neck de 275 ml. O rótulo usado foi este, de passarinho, que você pode salvar e fazer o mesmo. Eu pesquisei na internet e escolhi um modelo delicado, romântico e nos tons de ouro. As inscrições de 50 anos, os nomes dos meus pais e a data eu incluí no Photshop. É possível usar o Paint ou outro programa. Eu prefiro o Photshop, porque acho que tem mais recursos e é fácil de usar. Depois de salvar a imagem no seu micro, você deve clicar sobre a imagem com o botão direito do mouse, clicar em "abrir com" e escolher o Photoshop


No Photoshop, você deve primeiro alterar o tamanho da imagem, em centímetros, para o tamanho do rótulo que precisa (meça na garrafa o tamanho necessário) e só depois inserir o texto. Quando estiver pronto, salve em jpeg. Depois, é só abrir um documento do Word, inserir a imagem que você salvou, dar um Ctrl + C na imagem e vários Ctrl + V até preencher a folha do Word, para posterior impressão. Verifique em qual formato de papel as imagens se enquadram melhor, se paisagem ou retrato. Eu usei o papel A4 reciclado de 180 g/m², mas poderia ser o sulfite normal. A vantagem da gramatura maior é que não enruga, não faz bolhas e não rasga.
























Para o selo, que colocamos no pescoço da garrafa, utilizei a imagem ao lado. No Photoshop alterei o tamanho, em centímetros, e incluí os dizeres "Cachaça envelhecida 50 anos". Imprimi também em papel A4, com gramatura de 180 g/m². Para este selo não é necessário o papel reciclado, já que não vai aparecer.





A cola que utilizamos para colar o rótulo e o selo foi a cola para decoupage Multcolage da Acrilex. Passei a cola com pincel no verso dos rótulos e colei nos locais apropriados.



No pescoço da garrafa foi necessário segurar o selo por um pouco mais de tempo para colar, segundos, devido à superfície da garrafa ser muito arredondada. Mas foi super fácil e rápido. Essa cola é a base de água, portanto não agride o meio ambiente.


Colocamos a cachaça com uma jarrinha com bico e usamos um funil, pois preferimos colar os rótulos antes de colocar a cachaça. Fechamos com rolhas novas e passadas rapidamente pela água fervente. Isto serve para higienizar as rolhas e também ajuda a encaixá-las melhor na garrafa, mas devem ser colocadas imediatamente nas garrafas para que a rolha entre com facilidade. Finalizamos com um laço de fita dourada.























Para o vidro de doce de leite feito por minha mãe, utilizamos a etiqueta abaixo. Da mesma forma como no rótulo e selo da garrafa, abri a etiqueta no Photoshop, alterei o tamanho da imagem para o necessário, em centímetros, e incluí os nomes dos meus pais, "50 anos", poderia ser "Bodas de Ouro", a frase "Agradecemos a sua presença" e a data. 




Recortamos o tecido em tamanho suficiente para cobrir a tampa do vidro e sobrar uma sainha, como na foto abaixo. Utilize somente a fita mimosa de uma única face de brilho para amarrar e dê duas laçadas antes de fazer o laço (duas laçadas é diferente de fazer nó), assim a fita não desliza e não precisa colocar o dedo para segurar a fita antes de fazer o laço. Perfure a etiqueta com perfurador de papel e passe um cordão dourado para pendurar no vidro.




Estas dicas, as lembrancinhas, os rótulos e as técnicas podem ser usados para lembrancinhas de outras ocasiões e outros artesanatos. É só soltar a imaginação.


Não deixe de ver o post Ideias para decoração de festas e bodas, onde tem outra sugestão para lembrancinha, fácil e linda e Sugestão para presentes de Bodas - Decoupagem com fotografias.

É sempre um honra ter você aqui. Obrigada por sua visita e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas nos últimos dias

Follow by Email