"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Bandeja com pintura efeito Madeira - Passo-a-passo

Eu adorei este betume colors, dá pra notar, não é? Fiz esta bandeja e preparei um passo-a-passo com fotos para facilitar o entendimento. O material e a técnica são os mesmos do post "Caixa que vira Mesa". 


Bandeja em MDF com pintura efeito madeira





Depois do fundo, passe o betume com o pincel nos cantos, onde a esponja não vai chegar. Eu usei a esponja, mas pode ser usado paninho ou mesmo o pincel


Detalhe da palheta de cores do Betume Colors e do Gel Matizador
Molhe a esponja no gel e nas tintas e passe na peça formando o desenho de madeira, como na foto ao lado. Como se está usando o gel, pode-se fazer várias tentativas, caso não fique bom, pois a tinta demora mais a secar.



 




10 comentários:

  1. Realmente ficou muito nobre a peça!!! Deve ter alguns desenhos/movimentos básicos para fazer com a esponja para dar aquela ilusão de madeira...quem sabe num outro post isto nos será revelado!!! Aurelio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aurélio!!!
      É bem simples como na foto que aparece a minha mão, de luva preta, fazendo o desenho com a esponja. O segredo é ter uma peça de madeira para olhar e misturar o gel matizador na tinta para que ela fique molhada por mais tempo, assim a esponja desliza melhor.
      É interessante também usar mais tonalidades de betume colors, sempre nos tons de madeira. No olho do nó da madeira use um betume mais escuro como o marrom café. Dê sempre preferência ao betume colors, por ser a base de água, não usa solvente e por isso não polui.
      Outro detalhe importante é o sentido das pinceladas. Pode-se usar a esponja ou tecido no lugar do pincel, mas o seu movimento com quarquer que seja o material deve ser sempre no mesmo sentido. Pinceladas na vertical e horizontal vão parecer mais um linho e nunca madeira.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  2. marcelomanne@hotmail.com30 de maio de 2014 05:04

    qual o material usado ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo.
      Eu usei o Betume Colors da Acrilex e o gel para matizar da mesma marca.
      Veja o post Caixa que vira Mesa, onde eu detalhei mais a técnica. Sucesso nos seus trabalhos.
      Abraços

      Excluir
  3. Ficou muito bom,mas este betume colors fixa bem na madeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lili
      O betume colors fixa muito bem e dá um acabamento muito resistente. Eu recomendo.
      Abraços

      Excluir
  4. MUITO LINDO. Sera que eu consigo usar o betume sobre uma madeira pintada em pva de um roupeiro que estou fazendo, e qual gel vc usou? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Para pintar sobre qualquer outra tinta é necessário lixar a peça, para que a nova tinta possa penetrar melhor na madeira. Se não for possível tirar toda a tinta, tirando bem o brilho e todo o pó já deve dar um bom resultado.
      O gel que eu usei é da Acrilex, veja http://www.acrilex.com.br/produtoDetalhe.asp?id=71.
      Veja também esse post que publiquei sobre essa técnica: http://rosangelarenosto.blogspot.com.br/2012/10/caixa-que-vira-mesa.html.
      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir
    2. Me ajudou bastante, meu roupeiro rsta ficando lindo... Eu fui é muito louca em cameçar por um roupeiro hehehe. O que eu passo para protejer, eu tentei verniz, mas ele desmancha os desenhos de madeira. Sera q da pra ficar so no betume? Sera que passo alguma cera? Nao sei

      Excluir
    3. Oi Marcia! Que legal. Gostaria de ver como ficou. Eu também comecei com um armário, rss. Veja ele em http://rosangelarenosto.blogspot.com.br/2012/06/armario-velho-renovado.html.
      Respondendo a sua pergunta, já bem atrasada, o betume colors é bem resistente e você não precisa usar vermiz por cima. Mas é claro, vai ficar mais resistente se usar.
      Se o verniz está desmanchando a pintura é porque ele é de outra base, como solvente por exemplo. Se está usando o Betume Colors e quiser passar o verniz, procure um verniz acrílico ou a base de água.
      Abraços

      Excluir

Postagens mais visitadas nos últimos dias

Follow by Email