"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Futon Fácil - passo-a-passo

É muito fácil fazer um futon!
O futon original é um colchão japonês no início usado apenas por massagistas, mas atualmente é um item de decoração moderno, versátil e confortável. Você pode transformar uma almofada velha ou sem uso em futon ou fazer um novo. Pode ser feito com recheio de espuma ou manta acrílica ou de algodão.





Eu fiz dois futons para o quarto da Marina, minha filha, usando espuma e uma camada de manta acrílica por cima para ficar mais fácil fazer os pespontos à mão.


Detalhe da espuma revestida com a manta acrílica 



Espuma encapada com a manta acrílica, presa com alinhavos

Para um futon quadrado, com 45cm de lado (tamanho da espuma), corte dois quadrados de tecido medindo 48cm de lado, 4 retângulos de 10cm x 48cm.




Costure as peças formando a almofada e deixe um dos lados aberto para inserir a espuma ou costure um zíper na abertura. Recheie a almofada com a espuma e feche a abertura com pontos a mão ou apenas feche o zíper. 

Detalhe da costura do tecido cortado, direito sobre direito




Almofada pronta antes dos pespontos


Faça os pespontos com agulha grande e linha dupla para pesponto pegando de uma face a outra da almofada, nas extremidades, e com pontos grandes de aproximadamente 2 cm de extensão. Por fim, puxe quatro pontos no centro da almofada (opcional). Seu futon já está pronto.




Na foto abaixo são dois colchões. Fiz a capa da mesma forma como no futon de almofada usando zíper para poder retirar e lavar, e fiz pespontos só nas laterais. Quando for lavar terei que desmanchar os pespontos. Não fiz os pontos puxados no centro e o recheio usei apenas o colchão.


Obs: post revisado em 10/11/2017

16 comentários:

  1. Muito bonito.Gostaria de saber se faz forro.Muito simples e bem explicado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, Sandra. Desculpe a demora e obrigada por acessar o blog.
    Não usei forro. Nos colchões, não precisa porque tem o próprio forro do colchão, mas nas almofadas, principalmente se você tiver a intenção de tirar a capa para lavar, seria bom usar. Neste caso não recomendo usar espuma, pois dá muito trabalho fazer o pesponto, porque a espuma é bem firme, o que torna difícil furar com a agulha e atravessar a espuma. Além disso teria que desfazer o pesponto quando fosse tirar a capa para lavar. Já se fosse de fibra, por ela ser molinha o pesponto é fácil e bem mais rápido. Não seria tão difícil desfazer e fazer novamente.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns!!! Já pesquisei em inúmeros sites o pap para execução de futons e não encontrei nenhum como esse. Inteligente, didático e muito bem explicado. Obrigada pela generosidade. Muita paz e bem.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada!!!
    Esta era minha intenção. Fico feliz por ter gostado.
    Estou preparando mais novidades. Venha sempre me visitar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito bem explicado! parabéns... adorei aquele "sofá" cinza =D você que fez aquele rolo de almofada também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Line
      Desculpe só responder agora. Eu também fiz o rolo. É simples, sem zíper. A abertura fica na ponta onde arrematei com um botão e puxei até o outro lado. A fibra siliconada é fácil de trabalhar e só por isso consegui levar a agulha até o outro lado. O tecido é o mesmo dos futons de colchão – Tweed. Ele cede um pouco e por isso fica mais ajustado, dando um melhor acabamento.
      Abraços

      Excluir
  6. Rosangela, tenho uma cama de solteiro e um colchão. Estava querendo transformá-la em um sofá e o colchão num futon. Será que dá para transformar o colchão no futon? Difícil fazer os furinhos né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Germania, respondi pra você, mas não sei se você recebeu porque acabei fazendo com um comentário e não como resposta. Veja por gentileza o comentário após o seu de 29/12/13 às 13:22

      Excluir
  7. Olá, Germania
    A ideia de transformar a cama num sofá é ótima. Para o futon de colchão compre um tecido como o que usei no da foto acima. É um tweed, ele cede um pouco e fica mais fácil de trabalhar, além de dar um acabamento melhor. Eu não fiz os puxados no meio do colchão. Apenas os pespontos à mão nas laterais. Não é difícil de fazer. Usei linha dupla para pesponto, que é mais grossa e resistente, e a agulha maior que encontrei. Faça pontos a uma distância de 2 cm aproximadamente. Você pode também fazer duas almofadas retangulares para o encosto. Ficará uma graça!
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. qual o nome do tecido q vc usou? Parabens, belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      Eu usei um jacquard para as almofadas e para as capas de colchão, um tweed misto, muito macio e com um tanto de elasticidade.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valéria da Costa, sem querer excluí seu comentário. Mil desculpas.
      Sua dúvida era sobre a colocação dos botons. Me dê mais detalhes sobre a sua dificuldade e o quê pretende fazer. O tamanho do futon, que tipo de boton quer colocar, o tecido etc. Será um prazer ajudar.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. queria saber como fazer p almofadão que está no conjunto de sofá feito por colchão em baixo da escada (cinza).
    tenho três almofadas médias, daria para fazer uma dessas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaline!São duas almofadas na cor cinza. Uma de rolo e outra retangular com pontos puxados. Estou preparando um post sobre elas e logo estará disponível. Por enquanto, dê uma olhada nas respostas acima à Sandra e Line. Abraços

      Excluir

Postagens mais visitadas nos últimos dias

Follow by Email