"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

domingo, 23 de setembro de 2012

Baú com Betume Colors, Carimbos e Estêncil

Este baú eu fiz para guardar revistas. Usei várias técnicas e sem passar o tradicional fundo branco. Por dentro passei uma camada de betume colors na cor cereja Passei o pincel sempre no mesmo sentido imitando os veios da madeira e para dar um efeito de pátina.


Na base do baú, fiz um esponjado com uma trouxinha de malha. Fui mesclando as cores e deixando as extremidades mais escuras que o centro.




Depois de seco, apliquei a técnica do carimbo e do estêncil. Para o carimbo é necessário uma base reta como um vidro. Você faz uma pintura no vidro, com o pincel ou rolo, e sem encharcar, deixando o mais uniforme possível. Em seguida coloca o carimbo em cima desta pintura, sem esfregar, apenas fazendo uma pressão com as mãos para que o carimbo pegue bem a tinta. Aplique o carimbo na peça, no meu caso o baú, sem esfregar. O carimbo não pode mudar de lugar senão vai borrar. Pode repetir mais uma vez sem aplicar na tinta novamente, mas vai ficar mais claro.
Detalhe da parte interna do baú, pintada com betume colors cereja

Eu usei vários carimbos e com várias cores, inclusive dourado. Usei também o estêncil em algumas partes da base e na lateral da tampa.

Na parte superior da tampa fiz uma pátina. Pintei com o pincel uma camada de betume colors cereja e depois de seco uma camada de tabaco. Enquanto o tabaco ainda estava molhado eu passei um pedaço de malha, como se estivesse limpando algumas partes, dando um efeito de madeira. O detalhe ficou por conta do puxador que improvisei usando peças para bijuteria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas nos últimos dias

Follow by Email