"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." (Cora Coralina)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Armário Renovado




Eu estava precisando de um móvel para por no meu quarto, logo abaixo da TV, para colocar o aparelho da TV à cabo. Também precisava de um móvel para guardar a roupa de cama e banho. Uni tudo neste armário que encontrei numa loja de móveis usados, na simpática Rua Riachuelo em Curitiba.


O primeiro passo foi limpar o móvel e corrigir as imperfeições. Usei massa acrílica e espátula para tapar os buracos e corrigir os defeitos. Passei um fundo de tinta PVA em todo o armário, já na cor escolhida. Como fiz um envelhecimento da pintura, usei uma cor clara, caso contrário não apareceria muito o efeito.



Depois disso fiz o relevo, usando molde vazado, também chamado de estêncil, massa acrílica e espátula. Fixei o molde com fita crepe em duas das extremidades do molde para não borrar. Tome cuidado quando for retirar o molde depois de aplicada a massa. Deve-se manter fixa uma das extremidades enquanto se retira a outra. 



Detalhe da aplicação da massa acrílica com estêncil 





Armário com pintura clara de fundo para posterior aplicação
do envelhecimento com Betume Colors







A próxima etapa foi fazer o envelhecimento. Usei betume a base de água com pincel no sentido vertical da peça. Na hora ficou horrível, pensei que tinha estragado todo o trabalho, mas depois de finalizado ficou maravilhoso.
Armário já com a pintura envelhecida e antes da 
pintura dos detalhes em relevo
Faça uma parte de cada vez, pois antes do betume secar você deve passar um pano macio, também no sentido vertical, para tirar o excesso, clarear algumas áreas e dar luminosidade.

Nos cantos e sob o relevo não limpei muito, pois nestas partes a peça deve ficar mais escura, para destacar o ouro que ainda será aplicado.

Depois do envelhecimento pronto, fiz a douração no relevo de massa acrílica. Coloquei novamente o molde vazado sobre o relevo para não borrar e com um pincel passei o ouro em pasta. Usei pasta metálica Goldfix, mas poderia ser outra. Depois de tudo pronto passei verniz spray para proteger o trabalho. Adorei o resultado!


Detalhe do envelhecimento com Betume Colors e da douração 

12 comentários:

  1. ficou lindo, parabéns Rosangela! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      Este foi o primeiro comentário que recebi, legal!

      Excluir
  2. Uma obra de arte!!! Fiquei curioso para saber quanto tempo você gastou com toda a personalização (externa e interna)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Comecei dia 12/05 e terminei dia 16. Estava em férias e por isso pude me dedicar mais. Mas por ser um móvel, foi bem trabalhoso, não é como fazer uma caixinha de MDF, por exemplo, mas valeu a pena.
      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  3. Adorei!!!!!!!!!!Vc é muito talentosa, vendo o trabalho pronto fiquei super empolgada!

    ResponderExcluir
  4. Muito lindo! Mama é uma artista hehe

    ResponderExcluir
  5. parabens mimica
    fazer arte é com vc
    te amo
    eu

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas nos últimos dias

Follow by Email